segunda-feira, 29 de junho de 2009

Transporte da cana-de-açúcar

Transporte
•O transporte da lavoura até a unidade industrial é feito em sua maioria por caminhões (transporte rodoviário). Cada carga transportada, pesa aproximadamente 16 toneladas. Hoje há caminhões com capacidade de até três ou quatro carrocerias em conjunto, aumentando muito a capacidade do transporte. Depois de cortada e transportada para a Usina, a cana-de-açúcar é enviada para a moagem, onde se inicia o processo de fabricação do açúcar e do álcool.
•Treminhão (plataforma) ou como cavalo mecânico (bate volta).
•O romeu e julieta, combinação usual no segmento canavieiro, define o conjunto formado por um caminhão e dois reboques, sendo que o segundo reboque é engatado no primeiro por meio de um sistema denominado rala - trata-se de um dolly aparafusado, com um sistema de cremalheira.
•O bitrem é composto por 3 unidades: um cavalo mecânico tracionando dois semi-reboques - o primeiro deles é acoplado na quinta roda do cavalo e o segundo em uma segunda quinta roda, que se localiza no prolongamento do primeiro semi-reboque.
•O treminhão é composto por um conjunto romeu e julieta, no qual se acopla um reboque, ou julieta. como é chamada.
•O tritrem deriva do bitrem, no qual se acopla mais uma quinta roda e mais um semi-reboque.
•O tetraminhão e o pentaminhão derivam do treminhão, tratando-se do mesmo tipo de combinação, com outros reboques agregados. Estes dois tipos são especificamente utilizados para o transporte de cana, e geralmente são encontrados apenas em vias vicinais, para movimentação entre as plantações e as usinas de cana-de-açúcar, pois não são previstos pela legislação.






8 comentários:

  1. Seja ais esperto da próxima vez!!!Sem ofensas!Procure ler mais e aprender!!!Por Bianca Alvez De xinnhu

    ResponderExcluir
  2. add msn: mariliahtinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi estou vendendo carreta para transporte de cana de acucar, julieta ano 93 otimo estado.fone 41 91252627.

    ResponderExcluir
  4. mds nao me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  5. quero so os nomes e os significados

    ResponderExcluir